Cooperativismo pode ser definido como uma forma de organização econômica que se fundamenta na cooperação e parceria para o alcance de determinados objetivos. Sua filosofia é exercida através das Cooperativas, isto é, “associações autônomas de pessoas unidas voluntariamente para satisfazer suas necessidades econômicas, sociais e culturais em comum, por meio de uma empresa de propriedade conjunta e de gestão democrática”. Como não visam o lucro, os resultados alcançados por estas instituições são repartidos entre seus cooperados de forma proporcional a sua participação nas operações e atividades. Por isso, é consensual a idéia de que no Cooperativismo “a união faz a força”.
Presente no Brasil há mais de 100 anos, o Cooperativismo de Crédito vem se firmando como alternativa de operação financeira segura, transparente e eficaz. A Gestão desse tipo de Cooperativa é pautada por um conjunto de princípios e valores concebidos para fomentar o desenvolvimento econômico-financeiro de seus cooperados e da região onde atuam.
O Cooperativismo de Crédito movimenta parte significativa dos recursos financeiros da economia mundial, sendo modelo de Instituição Financeira em países desenvolvidos como Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Holanda. Solidariedade, democracia e igualdade tem ajudado milhões de pessoas em todo mundo a promover harmonia social por meio do Cooperativismo de Crédito, garantindo a estes um futuro mais seguro, além de um atendimento ágil e personalizado.
Nesse cenário nasceu a Central Sicredi N/NE, que cresceu acreditando e consolidando o Cooperativismo e hoje tem orgulho de ser um Sistema de Cooperativas de Crédito que cobre todo o território brasileiro.
PRINCÍPIOS UNIVERSAIS DO COOPERATIVISMO
- Adesão voluntária e livre
- Participação econômica dos membros
- Gestão democrática pelos membros
- Autonomia e independência
- Educação, formação e informação
- Intercooperação
- Interesse pela comunidade
Fonte: http://www.cooperativismodecredito.com.br/CooperativadeCredito.php